Foi completado com sucesso o voo comemorativo dos 60 anos do envio do primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin. Por volta das 8h05 (horário de Brasília) a espaçonave Soyuz MS-18 (que recebeu uma decoração especial e o nome do cosmonauta pioneiro nessa missão especial) acoplou na ISS (Estação Espacial Internacional).
+Google faz homenagem ao 109º aniversário de Amácio Mazzaropi
+Segway revela protótipo de moto movida a hidrogênio
+Ladrão devolve Galaxy S10+ furtado por não se interessar pelo modelo
O voo, que transportou os cosmonautas russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov e o astronauta da Nasa Mark Vande Hei, do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) até o laboratório espacial teve uma duração de cerca de 3h30.
Após os testes de estanqueidade estarem completos, as escotilhas de transferência serão liberadas por volta das 10h (horário de Brasília), permitindo que os novos tripulantes se reúnam ao grupo da ISS, composto por outros sete membros.
Em sua viagem de retorno, programada para o próximo dia 17, a nave Gagarin irá trazer para a Terra os russos Serguei Rýzhikov e Serguei Kud-Sverchkov e a americana Kate Rubins.
The Exp 65 trio aboard the Soyuz MS-18 crew ship docked to the station’s Rassvet module at 7:05am today. The hatches will open at 9am for a crew greeting. More… https://t.co/ytgDoX7LLL pic.twitter.com/AdADZBpAEE
— International Space Station (@Space_Station) April 9, 2021